sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Área de Livre Comércio das Américas

A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos. Este acordo foi proposto para todos os países da América, excepto Cuba, segundo o qual seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comércio entre os estados-membros e prevê a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados.

Este acordo foi delineado na Cúpula das Américas realizada em Miami, EUA, em 9 de Dezembro de 1994. O projecto é resultado da tendência, no contexto da globalização, onde os países procuram estreitar as relações comerciais por meio de uma integração mais efectiva, onde as trocas comerciais possam acontecer de forma menos burocrática e com maiores incentivos.

Membros

A ALCA seria composta por 34 países americanos, na prática os mesmos que integram a Organização dos Estados Americanos, excepto Cuba (os EUA alegam que o país da América central pratica actos de desrespeito aos direitos humanos, não democrata além de ser acusado de crimes políticos e humanitários). A sua população ficaria com aproximadamente 800 milhões de habitantes e com o PIB superior a US$ 13 triliões.

Sem comentários: